quinta-feira, 10 de março de 2011

A evolução da comunicação

Os meios utilizados para a comunicação a cada dia facilitam mais o cotidiano da sociedade. Não bastasse o telefone, as cartas, a televisão e o rádio, a facilidade da internet já se tornou necessidade, tanto como muitos têm, de dormir ou fazer as refeições com o televisor ligado.
Vício ou preguiça? Nenhuma das alternativas, o meio que nos faz navegar para entretenimento, movimentar grandes mercados, conhecimento, manter contatos, diminuir custos, divulgar estratégias de marketing, noticiar, etc, etc, são apenas algumas das atividades oportunizadas sem que ao menos levantássemos da cadeira.
Olhar o hoje sem destacar o homem e sua estreita ligação de evolução e comunicação é impossível. Afinal, desde os primórdios, foram as relações, a criação, a descoberta e o uso desta ferramenta, a comunicação, que fez a espécie evoluir, mudar hábitos e desenvolver a racionalidade.
Como as cenas iniciais do clássico da ficção científica "2001: Uma ódisseia no espaço",  Kubrick enfatiza a descoberta das armas pelos primitivos. A cena mostra que como forma de comunicação e interação com o todo, os primitivos e suas curiosidades dão o primeiro passo para a origem dos sentidos e significados, ou seja, os tipos de linguagem, sejam eles por gestos, expressões, movimentos, oralidade, etc.
A cena marca uma das possíveis primeiras interações com os elementos de comunicação, que muitas vezes são facilitados através da tecnologia e suas descobertas de facilidades dos meios.

Um comentário:

  1. Olá Luana,
    Legal o título do blog, bem focado no curso!
    Congratulations pela primeiro post, e esse o caminho. Abs

    ResponderExcluir