quinta-feira, 31 de março de 2011

O Correio de ontem e o Correio de hoje

"Diz a história que o mensageiro de Atenas correu, correu, correu mas morreu de exaustão e não conseguiu entregar a mensagem da vitória do povo grego sobre os persas até seu destino".
O correio postal é uma das maneiras mais antigas da comunicação escrita entre os povos. Já a comunicação por meio de eletrecidade foi vista pela primeira vez em 1844 a partir do Telégrafo.
Cartas históricas, cartas poéticas, cartas de amor e cartões postais de localidades visitadas com fotos e lembrançinhas saudosas ou de afeto atualmente não são mais  encaminhadas via Correio Postal. Apesar dos Correios do Brasil ser uma das empresas mais organizadas do País a tecnologia fez seu serviço ser menos utilizado quando o objetivo é a comunicação imediata e que oportunize o envio de fotos, arquivos, documentos, etc.
Hoje o café da manhã das pessoas não é mais se deliciar com o pão fresco, o jornal e as cartas de pessoas queridas. Hoje as poucas correspondências que chegam, pelo menos na minha casa, são contas, contas, ofertas de cartões de créditos e mais contas.
O que recebeu o devido espaço à comunicação via cartas são os e-mails, aliás, logo depois do café da manhã é ótimo se deliciar, talvez acompanhado de mais um café, com as mensagens recebidas na caixa de entrada dos e-mails eletrônicos. Que atire a primeira pedra quem consegue ficar um dia sem dar uma olhadinha no seu endereço virtual e também quem consegue dar conta do número expressivo de e-mails que recebemos todos os dias e não conseguimos ler.
Os tempos mudam e as facilidades das tecnologias acompanham, evoluem e fazem as nossas rotinas cada vez menos rotineiras, ou então diferentes do que períodos passados.
Mas é claro que toda facilidade sempre tem seus aspectos negativos: vírus, contas, propagandas persistentes e e-mails do chefe entraram no pacote, felizmente ou infelizmente...hehe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário